O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu recriar o Ministério da Segurança Pública a partir de 2026. Durante a última reunião ministerial do ano, Lula afirmou aos auxiliares que o “ano da verdade exige decisões importantes”, sinalizando mudanças estruturais para a área.
Segundo revelado pelo jornalista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles, a escolha ocorreu após debates no Palácio do Planalto que trataram da operação policial no Rio de Janeiro, com saldo de 121 mortos, e da cooperação com Donald Trump no enfrentamento ao crime organizado.

