Por Anderson Luis
O vereador Cezar Leite (PL) criticou, nesta segunda-feira (13), durante sessão na Câmara Municipal de Salvador, a medida instaurada pelo governo federal para cobrar a devolução de R$ 478,8 milhões recebidos indevidamente por 177,4 mil famílias durante o pagamento do Auxílio Emergencial — benefício criado na pandemia de Covid-19.
O parlamentar lamentou o pedido de devolução do benefício pago durante o governo Jair Bolsonaro (PL) e ironizou eleitores do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Você que votou no PT, se for pra chorar, chore no pé do caboclo”, disse em sessão ordinária no plenário Cosme de Farias.
Devem restituir os valores pessoas que apresentaram irregularidades nos critérios de elegibilidade, como vínculo formal de trabalho, renda familiar acima do limite ou acúmulo de outros benefícios previdenciários. A comunicação é feita por SMS, WhatsApp, e-mail e pelo aplicativo Notifica, priorizando os casos de maior valor ou maior capacidade de pagamento.
Segundo o governo, não serão cobrados beneficiários do Bolsa Família, inscritos no Cadastro Único, famílias com renda de até três salários mínimos ou que receberam menos de R$ 1,8 mil.
O pagamento deverá ser feito pelo sistema Vejae, via PagTesouro, com opções de PIX, cartão de crédito ou boleto bancário, em até 60 parcelas sem juros. Quem não devolver o valor dentro de 60 dias poderá ter o nome negativado.

Anderson Luis é um estudante de jornalismo na Universidade Federal da Bahia – UFBA. Já atuou como pesquisador para o Atlas da Noticia e atualmente é estagiário do Aqui Só Política com Cintia Kelly.

