O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), tem resistido à ideia de concorrer nas eleições de 2026 por São Paulo, apesar da pressão da cúpula nacional do partido. De acordo com informações da CNN Brasil, Haddad tem dito em conversas reservadas que prefere coordenar a campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em vez de entrar na disputa por um cargo eletivo.
O comando do PT, no entanto, defende o lançamento de Haddad ao governo ou ao Senado, alegando que seu potencial eleitoral não pode ser desperdiçado no maior colégio eleitoral do país. Pesquisas indicam que ele teria chances reais de vitória em uma vaga ao Senado, mas, para o governo estadual, o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com vantagem. Ainda assim, o partido acredita que uma candidatura forte pode garantir um palanque relevante para Lula em São Paulo.

