Por Anderson Luis
O vereador Jorge Araújo (PP) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Salvador nesta terça-feira (13) para comentar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, que indicou que 2,115 milhões de lares baianos convivem com insegurança alimentar.
O vereador lamentou os dados da pesquisa, divulgada na última quinta-feira (10). “São pessoas que tomam café e não sabem se vão almoçar, e, se almoçam, não sabem se irão jantar. Isso é preocupante e temos que fazer alguma coisa o mais rápido possível.”
Jorge destacou a presença de restaurantes populares gratuitos no município de Salvador, mas criticou os pontos de alimentação localizados nos bairros do Comércio e da Liberdade — administrados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) — que cobram R$ 1,00 por refeição.
“É inadmissível que esse estado, que diz que gosta de gente, que ama o povo, tenha dois restaurantes que cobram para que o cidadão que não tem nada pague para comer”, disse.
O parlamentar também acusou o executivo estadual de estar antecipando debate eleitoral ao comentar a fala do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), na segunda-feira (13), em que o aliado de Jerônimo pôs em dúvida a candidatura do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), ao governo do estado em 2026.
“Esse é o desgoverno que não é de hoje e está aí há muito tempo. […] Mas a única preocupação é saber se Neto será candidato ou não. Eu não sei que preocupação é essa. O governo deveria arregaçar as mangas e trabalhar para quem mais precisa” disparou Jorge.
Assista à fala de Caetano:
Ver essa foto no Instagram
Jorge também criticou episódios de insegurança na Bahia e cobrou a conclusão da obra de requalificação do restaurante popular do Comércio.
“Nunca entregaram essa reforma. Enquanto isso, o cidadão que necessita tem que pagar para comer. Por isso, ele muda o discurso, porque a propaganda eleitoral já começou. O governador tem viajado muito pela Bahia, prometendo ‘mundos e fundos’.”

Anderson Luis é um estudante de jornalismo na Universidade Federal da Bahia – UFBA. Já atuou como pesquisador para o Atlas da Noticia e atualmente é estagiário do Aqui Só Política com Cintia Kelly.

