A primeira-dama Janja Lula da Silva saiu em defesa da licença ambiental concedida pelo Ibama para que a Petrobras perfure um poço de petróleo na Margem Equatorial. Durante agenda oficial em Paris, nesta terça-feira (21), Janja afirmou que a autorização se refere a uma fase de pesquisa, e não de exploração comercial. “Ainda não é exploração, é pesquisa”, disse, segundo a Folha de S.Paulo.
A liberação ocorre às vésperas da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, marcada para novembro em Belém. Apesar das críticas de ambientalistas, Janja defendeu o equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade. “É utópico achar que, de um dia para o outro, a gente vai deixar de usar combustível fóssil”, afirmou.

