O deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil) pode desistir de disputar a reeleição. A operação Overclean o fez “mergulhar” e assim pretende ficar daqui para frente, segundo informações chegadas a este Aqui só Política.
Antes da operação, Elmar era figurinha fácil, concedia entrevistas, fazia festas e encontros – sobretudo porque estava em campanha pela presidência da Câmara dos Deputados, projeto que viu naufragar com a ajuda do até então amigo Arthur Lira.
Também antes da Overclean, as especulações da desistência de Elmar disputar a reeleição eram mais comentadas. Ele tinha o plano de pendurar as chuteiras das campanhas eleitorais e ser membro do Tribunal de Contas da União (TCU), numa articulação envolvendo o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Apesar da dificuldade de ver esse sonho emplacar, há quem diga que Elmar ainda tem esse desejo. Agora, mais forte do que nunca. Para isso, o deputado precisa montar uma super operação.
Segundo fontes do ASP, o hoje 2º vice-presidente da Câmara, deve levar aproximadamente dez deputados do União Brasil para o colo do governo Lula.
Na Bahia, Elmar também estaria se movimentando para beneficiar o governo Jerônimo Rodrigues. Neste caso, a operação seria mais fácil, já que Elmar tem ascendência sobre alguns parlamentares que já estão do lado de Jerônimo ou estão flertando com a gestão petista,
Nos corredores do Palácio Thomé de Souza, inclusive, já circula a informação de que Elmar vai articular para alguns nomes receberam apoio de prefeituras que o apoiaram até o momento. Fala-se que os agraciados com o apadrinhamento de Elmar são Carlos Muniz Filho, Dr. Glauco, e o deputado estadual Junior Nascimento.
Irmão de Dr Glauco, o deputado estadual Emerson Penalva (PDT), não descartou que o candidato derrotado a prefeito de Esplanada possa disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas ponderou sobre as dificuldades de disputar a Casa Legislativa. “Surgiu um incentivo e especulação do grupo dele de Esplanada, mas nada concreto, uma candidatura a deputado necessitava de uma articulação prévia regional e buscar outros apoios pelo estado”, disse o deputado.
Penalva afirmou, ainda, desconhecer a possibilidade de Elmar não disputar a reeleição. “Desconheço essa informação. Até onde sei, Elmar vai para reeleição”, pontuou.
O ASP tentou contato com Elmar, mas não teve as ligações atendidas. O espaço segue aberto para a manifestação do parlamentar.

