Com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Partido dos Trabalhadores (PT) convidou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, para se filiar à sigla. O convite foi feito durante um jantar com lideranças petistas em setembro. Embora ainda não tenha dado uma resposta oficial, a entrada da ministra no partido é vista como um passo estratégico de olho nas eleições de 2026.
Internamente, o PT avalia que Margareth pode ser um nome competitivo para disputar cargos como deputada federal ou até a Prefeitura de Salvador. À frente do Ministério da Cultura desde o início do atual governo, a artista tem forte ligação com a primeira-dama Janja Lula da Silva, o que reforça seu prestígio dentro da base aliada.

