O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil abriu uma “avenida para restabelecer relações cordiais” com os Estados Unidos, mesmo diante da crise gerada pelo tarifaço imposto durante o governo de Donald Trump. Segundo ele, a principal estratégia será separar os impasses políticos das questões comerciais para evitar prejuízos econômicos ao país.
Apesar de não haver reuniões oficiais marcadas entre a equipe econômica brasileira e representantes americanos, Haddad relatou conversas com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que demonstrou otimismo com a retomada do diálogo. Nesta quinta, Vieira tem um encontro com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington. O governo brasileiro vê influência política no impasse tarifário, especialmente após atuações do deputado Eduardo Bolsonaro junto à Casa Branca.

