A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, atribuiu nesta segunda-feira (22) o crescimento da dívida pública ao elevado patamar da taxa básica de juros, a Selic, e não às despesas do governo. Atualmente em 15% ao ano, a taxa está no maior nível desde 2006.
Em publicação nas redes sociais, Gleisi afirmou que os juros “sugam” recursos do Orçamento, reduzindo a capacidade de investimento do Estado e comprometendo serviços públicos, programas sociais e ações de desenvolvimento. A ministra criticou análises que apontam o crescimento das despesas como principal fator da alta da dívida, argumentando que os juros estão muito acima da inflação.
As declarações ocorrem após a aprovação, pelo Congresso Nacional, do Projeto de Lei Orçamentária de 2026, que prevê despesas totais de R$ 6,5 trilhões. Do montante, cerca de 28% — o equivalente a R$ 1,82 trilhão — será destinado ao pagamento de juros da dívida pública.
Acesse o post:
A maior responsável pelo aumento da dívida pública continua sendo a taxa básica de juros de 15% ao ano, e não a despesa do governo, diferentemente do que a gente lê na mídia mais uma vez neste final de ano. Apontam um crescimento de 5% acima da inflação na despesa, mas querem…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 22, 2025
Fonte: Agência Brasil

