O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), confirmou que o governo federal pretende ampliar o programa Pé-de-Meia para todos os estudantes do ensino médio da rede pública a partir de 2026. Em entrevista à BBC News Brasil, ele afirmou que a iniciativa já apresenta resultados positivos na redução da evasão escolar, embora admita entraves orçamentários para a universalização.
Santana reagiu às críticas da oposição de que o programa teria viés eleitoral, por coincidir com o ano da possível reeleição de Lula. “Independente de questões políticas ou partidárias, as pessoas precisam se indignar ao imaginar que quase meio milhão de jovens abandonavam a escola por ano. Nós conseguimos reduzir pela metade esse indicador”, declarou. Ele também destacou que “o aluno que não está mantendo a frequência é suspenso do pagamento” e só volta a receber “quando retorna às aulas”.

