Por Anderson Luis
O líder da bancada da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Thiago Correia (PSDB), disse ver com “tranquilidade” a confirmação da candidatura de ACM Neto (União Brasil) para o governo da Bahia em 2026.
Correia disse não estar surpreso com o anúncio feito pelo ex-prefeito de Salvador e afirmou que Neto é o único nome contra o atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT), na disputa.
“Esse já era um discurso que a gente vinha dizendo, Neto já vem viajando a Bahia há algum tempo, já tem uma estrutura de pré-campanha montada. Então não restava nenhuma dúvida de que Neto seria candidato, apenas o momento em que ele faria esse anúncio, o momento foi hoje. Mas independente do momento, nós não temos outro nome colocado para disputar o governo contra o governador Jerônimo”, destacou Thiago Correia.
Ao anunciar candidatura à Bahia em evento com lideranças da oposição realizado nesta segunda (22), em Porto Seguro, Neto também afirmou que se posicionará “contra o PT”. Perguntado sobre a declaração, Thiago negou que este seria um gesto somente ao candidato de direita, Flávio Bolsonaro (PL).
“Eu acho que é um gesto a todos os candidatos, como a imprensa tem noticiado, diversos partidos têm levantado a hipótese de lançar candidatos, não só o Flávio Bolsonaro, mas diversos outros nomes. E eu acho que Neto se posiciona como um candidato que está aberto ao diálogo, independente do União Brasil lançar candidato ou não, ele está aberto a conversar com qualquer candidato que esteja no campo da oposição ao presidente Lula”, destacou.
O deputado ainda comentou sobre uma declaração feita pelo líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT), que afirmou que ACM Neto não possui “outra alternativa” a não ser se candidatar ao governo nas próximas eleições. Segundo Correia, a fala reflete um “nervosismo” por parte da bancada governista.
“A bancada de governo, principalmente o governo, tem feito declarações provocativas. Em alguns momentos já disse que Neto não era candidato, depois disse que Neto estava participando de eventos de pré-campanha. Na verdade, o que a gente sente é o nervosismo da bancada do governo, diante dos números que são mostrados nas pesquisas, que mostra o governador Jerônimo como governador em exercício que tem a pior avaliação na história. E Lula com a sua desaprovação crescente, não só no Brasil, mas principalmente no Nordeste. Então, realmente existe um nervosismo da bancada do governo, e um indicativo muito forte de uma eleição totalmente diferente da anterior, quando Lula desequilibrou a eleição a favor de Jerônimo, que era desconhecido. E hoje nós temos um governador que é amplamente conhecido, com rejeição muito alta.”

