O governo Lula repudiou nesta sábado (3) os bombardeios realizados em território venezuelano e a captura do presidente Nicolás Maduro, classificando os atos como “uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”. Em pronunciamento oficial, o Brasil reafirmou sua posição contrária à utilização da força em conflitos internacionais.
O presidente informou que “atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”. O governo brasileiro reforçou que está à disposição para promover soluções por meio do diálogo e da cooperação, e chamou a Organização das Nações Unidas a adotar uma resposta vigorosa diante da escalada militar.

