O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja discutir com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, a possibilidade de uma candidatura ao governo de São Paulo. A movimentação ocorre em meio às dificuldades do PT para estruturar um palanque forte no maior colégio eleitoral do país, diante da resistência do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em disputar o cargo estadual.
Segundo informações da CNN Brasil, a conversa faz parte de um esforço para destravar o cenário político paulista, considerado estratégico para a reeleição de Lula. No MDB, partido de Tebet, há resistência à candidatura, com preferência pelo apoio à reeleição do governador Tarcísio de Freitas. A definição sobre o papel da ministra e o desenho eleitoral em São Paulo deve ficar para março, após uma conversa decisiva entre Lula e Haddad.

