O Governo Federal ultrapassou a marca de R$ 500 milhões em prejuízo causado ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O resultado é fruto de mais de 7,4 mil ações integradas desde março de 2024, que vêm desmontando a logística da mineração ilegal, promovendo a recuperação ambiental e reforçando a proteção às comunidades indígenas.
As operações, coordenadas pela Casa Civil e com participação de mais de 20 ministérios e órgãos federais, já inspecionaram 504 pistas clandestinas, embargaram 47 áreas e apreenderam toneladas de ouro, mercúrio, combustíveis e equipamentos. O objetivo, segundo o governo, é sufocar financeiramente o garimpo e restaurar a autonomia dos povos originários da região.

